Você sabe como testamos a bateria do carro? Esse componente automotivo é indispensável para o funcionamento do veículo, pois fornece a energia necessária para ligar o motor, alimentar os sistemas elétricos e, é claro, manter o carro funcionando.
Testamos a bateria do carro antes mesmo de fazer a troca, pois temos profissionais qualificados e aparelhos de última geração para isso! Quer entender como testamos a bateria do seu carro? Então lei esse artigo que preparamos pa você!
Entenda o funcionamento da bateria de seu carro.
Entre os tipos de bateria mais comuns, a versão de chumbo-ácido é, com certeza, um destaque. Ela funciona com base em uma reação química entre o ácido sulfúrico e o chumbo, que está em duas placas: a positiva e a negativa.
As duas placas de chumbo são separadas por espaçadores para evitar o curto-circuito. Quando a ignição é ligada, a corrente flui da bateria para o motor e fornece a energia necessária para girá-lo e entrar no processo de combustão.
Agora veja como fazemos em nossa loja!
Agora que você já sabe o funcionamento, que tal entender como testamos a bateria de carro? A testagem acontece em quatro etapas principais.
1. Verificamos a bateria instalada em seu carro.
O primeiro passo para testar bateria automotiva é verificar a condição física dela. Nessa etapa, examinamos-a por completo, buscando sinais de corrosão, vazamentos ou danos físicos. Também nos certificamos de que os terminais estão limpos e conectados corretamente.
2. Teste a tensão
Em seguida, fazemos o teste da tensão com a ajuda de um voltímetro configurado para a escala de tensão DC. Ele deve ser conectado com a ponta vermelha no terminal positivo (+) e a ponta preta no terminal negativo (-) da bateria. Se ela estiver saudável, a leitura mostrará cerca de 12,6V ou mais.
3. Fazendo a testagem de carga.
Caso a tensão esteja baixa – abaixo de 12,6V – ou você queira uma avaliação ainda mais precisa da capacidade da bateria, o teste de carga é uma etapa muito importante. Para isso, há dois métodos comuns de teste de bateria de carro:
- Testador de carga: conectamos o testador de carga à bateria de acordo com as instruções do fabricante. Ele enviará uma carga à bateria e fornecerá uma leitura da capacidade atual dela;
- Carregador de bateria: conectamos o carregador da bateria nela, conforme as instruções do fabricante. Deixamos carregar completamente para testar a tensão. Caso suba significativamente, isso indica que ela está descarregada e precisa ser substituída.
4. Análise de resultados
A última etapa de como nós fazemos o teste de bateria automotiva é a análise dos resultados, para concluir se a bateria está, ou não, em boas condições. Caso a tensão esteja baixa ou a bateria falhe durante a partida do carro, isso significa que ela precisa ser substituída. Se nada disso acontecer, ela está adequada.
Como substituiremos a bateria do seu carro?
Após análize de como está a bateria do seu carro e concluir que ela precisa ser substituída, provavelmente você está se perguntando como prosseguir, certo? A boa notícia é que o processo é relativamente simples. Confira as etapas a seguir.
1. Desligamos o motor e a ignição
Primeiro, procuramos a bateria correta para a substituição e reúniremos as ferramentas necessárias (chave inglesa ou chave de soquete). Depois, desligamos o motor e a ignição, e removeremos a chave de ignição. Então, localizaremos os terminais de bateria antes de prosseguir.
2. Removendo os terminais e a bateria antiga
Com a ajuda da chave inglesa ou da chave de soquete, removeremos os terminais da bateria antiga, começando pelo negativo e finalizando com o positivo. Certificaremos de afastar os terminais um do outro para evitar o contato acidental. Após isso, conseguiremos remover a bateria – sempre com muito cuidado!
3. Limpeza dos terminais
Antes de prosseguir, limparemos os terminais dos cabos e os conectores. Nesta etapa, poderemos utilizar uma escova de arame ou uma escova de limpeza de bateria. Removeremos toda a corrosão para não haver problemas futuros.
4. Instalando a nova bateria.
Insiremos a nova bateria no suporte ou no local apropriado e apertaremos os grampos para prendê-la corretamente no lugar. Em seguida, conectaremos os terminais da bateria, começando pelo terminal positivo e finalizando com o negativo. Apertaremos os grampos ou as porcas e confirmaremos se não deixamos nada passar.